Teoria do Poder

O estudante iniciante poderia se perguntar: “De onde provém a força para criar os resultados devastadores que se atribuem  ao TaeKwon-Do?”.  Esta força deve-se á utilização do potencial completo de uma pessoa pela aplicação matemática das técnicas do TaeKwon-Do. Uma pessoa comum só utiliza 10 ou 20 % de seu potencial. Aquele que, independentemente  de sua estatura, idade ou sexo, poda se condicionar para utilizar o 100% de seu potencial, poderá executar essas mesmas técnicas destrutivas.

O treino rigoroso resultará sem dúvidas numa excelente saúde física, mas não vai gerar necessariamente uma força extraordinária ou sobre humana. Mais importante, o treino de TaeKwon-Do permitirá obter um alto grau de força de reação, de concentração, de equilíbrio, de controle respiratório e de velocidade. Estes são os fatores que permitem alcançar um alto grau de potencia física.

 

 

FORÇA DE REAÇÃO (Bandong Ryok)

 

Segundo a Lei de Newton, toda força gera uma força igual e oposta. Quando um automóvel bate contra uma parede com uma força de 1.000 quilos, a parede devolverá uma força de 1.000 quilos. Outro exemplo: colocar em um lado de uma balança um peso de uma tonelada, acarretará uma força ascendente de idêntico peso.

Do mesmo jeito, se teu oponente se move violentamente em direção a você a alta velocidade, e você aplicar um pequeno golpe na sua cabeça, a força desse golpe será a resultante de sua própria velocidade somada á de teu golpe. Essas duas forças combinadas, a dele que é grande mais a tua que é pequena, resultarão impressionantes.

Esta é portanto a força de reação do oponente. Outra força de reação é a tua própria. Por a mesma ração um golpe dado com o punho direito é ajudado levando o punho esquerdo á mesma velocidade para a cintura.

 

 

CONCENTRAÇÃO  (Jip Joong)

 

Ao aplicar a força de impacto sobre a menor superfície, se consegue concentrar a força, aumentando seu efeito. Por exemplo, a força da água que sai de uma mangueira é tanto maior quanto menor seja o orifício de saída. Contrariamente, o peso de um homem repartido nos sapatos de neve, deixa poucas impressões na neve. Os golpes de TaeKwon-Do se concentram sobre o fio da mão,  ou no nós de um punho fechado.

É muito importante não liberar toda sua força ao começo, senão gradualmente, e particularmente no ponto de contato com o corpo de teu oponente, a força deve estar tão concentrada como para produzir um golpe de Knock Out. Quer dizer, quanto mais curto é o tempo de concentração, maior será o poder do impacto. É necessária uma concentração suprema para mobilizar cada músculo do corpo para a área mais reduzida, numa ação simultânea.

Em conclusão, a concentração é realizada de dois diferentes modos: Um consiste em concentrar cada músculo do corpo, especialmente os maiores que estão ao redor do quadril e do abdômen (teoricamente mais lentos que os pequenos músculos das outras partes do corpo) e a ferramenta apropriada para ser utilizada no momento adequado. O segundo modo consiste em concentrar esses músculos sobre o ponto vital do oponente. Esta é a razão pela qual o quadril e o abdômen se movimentam ligeiramente antes das mãos e os pés em qualquer ação seja de ataque ou de defesa.  Lembre-se que este movimento pode ser realizado de dois modos: lateralmente ou verticalmente.

 

 

EQUILÍBRIO (Kyun Hyung)

 

O equilíbrio é de grande importância em todos os esportes atléticos. Em TaeKwon-Do merece uma consideração especial. O corpo se mantém sempre em equilíbrio, ou seja corretamente balanceado, para que os golpes possam ser eficazes e mortais. Do mesmo modo a falta de equilíbrio pode provocar com muita facilidade uma queda. A postura sempre deve ser estável e flexível, tanto nos movimentos de defesa como de ataque.

O equilíbrio se classifica em estabilidade dinâmica e estabilidade estática. E estão tão intimamente relacionados, que uma força máxima só pode ser produzida quando a estabilidade estática é mantida a través de uma estabilidade dinâmica.

Para conservar o equilíbrio correto, o centro de gravidade da posição deve cair numa linha que passa entre as duas pernas quando o peso do corpo está distribuído equitativamente sobre as duas pernas, ou sobre o centro do pé quando seja necessário concentrar a massa do corpo em um pé só. Pode se ajustar o centro de gravidade segundo o peso do corpo.

A flexibilidade e mobilidade da articulação do joelho são também importantes para manter o balanço em um rápido ataque e sua respectiva recuperação imediata. Outro ponto: o calcanhar do pé de trás nunca deve descolar do chão no momento do impacto. No somente é necessário para o equilíbrio senão para a máxima potencia no ponto de impacto.

 

 

CONTROLE DA RESPIRAÇÃO

 

Uma respiração controlada atua não somente sobre a resistência e a velocidade, senão que também pode controlar ao corpo ao receber um golpe, e incrementar o poder de um golpe dirigido contra o adversário.

A traves da prática, a respiração controlada que consiste em deter a respiração no momento da exalação, no instante crítico em que um golpe é lançado a um determinado ponto de pressão do corpo, pode evitar a perda do conhecimento e o sufoco.

Uma abrupta exalação no momento do impacto, e parar de respirar durante a execução de um movimento tende a concentrar uma grande tensão no abdômen para conseguir mais potência no momento em que se lança um golpe, enquanto que uma inalação lenta ajuda a preparar o próximo movimento. Uma importante regra para ser lembrada: nunca inspirar durante a execução de um bloqueio ou de um golpe lançado contra um adversário. Isto não só vai impedir realizar o movimento correto, senão que também vai dar como resultado a perda de potência. Os estudantes devem também praticar respirações disfarçadas ou aparentes para esconder qualquer sinal externo de fadiga. Um lutador experiente certamente lançará um ataque, quando perceber que seu adversário está extenuado. Só uma respiração é necessária para cada movimento, com a exceção do movimento conectado.

 

 

MASSA (Zilyang)

 

Matematicamente, o máximo de energia cinética ou força é obtida ao multiplicar o peso do corpo pela velocidade máxima. Por isso é muito importante incrementar o peso do corpo durante a execução de um golpe.

Não há dúvida que o peso máximo do corpo é gerado ao virar o quadril no sentido do golpe. Os músculos principais do abdômen são contraídos para adicionar momento. O quadril tem que se movimentar no mesmo sentido do ataque ou do bloqueio. Outro modo de incrementar o peso do corpo é utilizar a flexão do joelho. Isto se realiza elevando ligeiramente o quadril no momento de executar o movimento e baixando no memento do impacto para que o peso do corpo caia o movimento em execução. Resumindo, é preciso insistir sobre o fato que os princípios de força expressados aqui são válidos nesta era nuclear e de ciência, ao igual que foram em séculos anteriores.

Tenho certeza que quando você se dedicar a esta arte, na sua teoria e na prática, encontrará que as bases científicas dos movimentos e a força real gerada por um corpo humano, ainda que pequeno, é irmpessionante.

 

VELOCIDADE (Sokdo)

 

A velocidade é o fator mais importante da força ou da potência. Cientificamente a força é igual a massa multiplicada por aceleração (F=M)ou (P=MV²). De acordo com a teoria da energia cinética, qualquer objeto incrementa seu peso e sua velocidade em um movimento descendente, o mesmo princípio se utiliza em TaeKwon-Do, por esta razão no momento do impacto  a posição da mano fica normalmente mais baixa que o ombro e a do pé mais baixa que o quadril enquanto o corpo está no ar.

A força de reação, o controle da respiração, o equilíbrio, a concentração e o relaxamento dos músculos não devem ser ignorados. Estes fatores contribuem com a velocidade e juntos em conexão como movimentos flexíveis e rítmicos devem ser corretamente coordenados para produzir a máxima potencia em Taekwon-Do.